Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista A REVISTA HISTÓRIA, MOVIMENTO E REFLEXÃO?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os artigos podem apresentar resultados de trabalhos de investigação e/ ou de reflexão teórico-metodológica, não ultrapassando 25 páginas.

Os relatos parciais de pesquisa, bem como as entrevistas, devem ser apresentados em até 15 páginas.

Já as resenhas de obras precisam discorrer sobre o conteúdo das mesmas em forma de estudo crítico, com aproximadamente 4 páginas.

Os textos enviados como colaboração à Revista A REVISTA, HISTÓRIA MOVIMENTO E REFLEXÃO  devem ser encaminhados eletronicamente, através do e-mail revistahistoria@unibarretos.com.br

No mesmo e-mail de submissão deverão ser enviados dois arquivos: o primeiro em um arquivo em word for windowns, com o texto completo, sem a identificação do autor ou autores; o segundo arquivo, com identificação completa dos autores, filiação acadêmica, endereço eletrônico e endereço para correspondência.

Os trabalhos devem ser apresentados em word for windows, em folhas de papel A4 (297 x 210mm), numa única face e em espaçamento 1,5 justificado, com margens superior e esquerda de 3 cm, margens direita e inferior de 2 cm. A digitação deve ser feita em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze). As páginas deverão ser numeradas no canto inferior centralizado.

Na primeira página do trabalho devem constar:

a) Título do artigo e subtítulo (apresentar na língua do texto e em inglês, em caixa alta, Times New Roman 12, negrito e centralizado);

b) Dados sobre o(s) autor(es) (nome do autor- em Times New Roman 12, centralizado e negrito, com indicação em nota de rodapé do maior título universitário, a instituição a que pertence e endereço eletrônico que possa ser publicado) e, em arquivo separado, além desses dados completos, o endereço para correspondência e telefone para contato.

c) Resumo e Abstract (Times New Roman 12, espaçamento simples)

O resumo deve ser apresentado uma linha após o nome do autor, na língua do texto, e o abstract em língua inglesa. Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Não ultrapassar 250 palavras (10 linhas).

d) Palavras-chave e Keywords

Correspondem às palavras que identificam o conteúdo do trabalho. Em uma linha após o resumo, apresentar no máximo 5 palavras separadas por ponto (na língua do texto e em inglês), que permitam a adequada indexação do trabalho.

O trabalho deve ser iniciado após três linhas.

REFERÊNCIAS

Segue-se o padrão adotado nas normas da ABNT (NBR-6023/2002; NBR-10520/2002).

As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Quando aparecerem em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.

Notas de rodapé e outras quebras do texto devem ser evitadas. Todavia, as notas que se fizerem necessárias serão realizadas em rodapé e suas remissões devem ser por números. Não incluir referências bibliográficas nas notas.

As citações deverão ser feitas no corpo do texto, quando citações indiretas ou diretas com até 3 linhas. O autor será citado entre parênteses, por meio do sobrenome em letras maiúsculas, separado por vírgula do ano de publicação e seguido por paginação, como, por exemplo: (SOUZA, 1997) na citação indireta ou (SOUZA, 1997, p. 33) na citação direta, ou incorporada ao parágrafo em minúsculo, como, por exemplo: Segundo Souza (1997). As citações diretas com mais de 3 linhas serão apresentadas em parágrafo simples, digitados em fonte Times New Roman, tamanho 11 e recuo de 4 centímetros. As citações de um mesmo autor de diferentes obras, publicadas no mesmo ano, serão diferenciadas por letras, de acordo com a entrada no texto. Exemplo: (GONÇALVES, 1996a); (GONÇALVES, 1996b).

A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

Exemplos de Referências:

LIVROS

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título da obra (negrito): subtítulo (se houver). 2.ed. Local: Editora, Ano. Número de páginas (elemento opcional)

Livros com um autor

WACHOWICZ, L. A. O método dialético na didática. 4. ed. Campinas: Papirus, 2001. 141p. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

Livros com dois ou três autores

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Livros com mais de três autores

SAVIANI, D., et al. O legado educacional do século XX no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. 203p.

Livros de vários autores com um ou mais organizadores

DIAS, T. R. S.; SCRIPTORI, C. C. (Orgs.). Sujeito e escola: estudos em Educação. Florianópolis: Insular, 2008. 248p.

Capítulos de livros

LACREU, H. L. La importancia de las geociencias para la construccion de ciudadanía en el curriculo de la enseñanza básica. In: SICCA, N. A. L.; COSTA, A. D. M.; FERNANDES, S. A. S. (Orgs.) Processo curricular: diferentes dimensões. Florianópolis: Insular, 2009. p. 17-36.

Artigos de periódicos

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo: subtítulo (se houver). Título da revista ou periódico (em negrito), Local, volume, número, páginas iniciais e finais, mês ou meses, ano.

SOUZA-LEITE, C. R. V.. Freire, Buber e Bion: possíveis encontros. Plures –Humanidades, Ribeirão Preto, ano 9, n. 10, p. 83-99, jul./dez. 2008.

Artigos de periódicos eletrônicos

AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, Local, volume, número, ano, paginação ou indicação do tamanho (se houver). Informações sobre a descrição do meio ou suporte. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia, mês abreviado e ano.

CRUZ, J. I. G.; DIAS, T. R. S. Trajetória escolar do surdo no ensino superior: condições e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.15, n.1, p. 65-80, jan.-abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v15n1/06.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2009.

Teses ou Dissertações

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título da dissertação ou tese: subtítulo (se houver). Ano. n° de páginas. Indicações da dissertação ou tese – Local, ano.

ALVES, J. M. Competividade e tendência da produção de manga para exportação do nordeste do Brasil. 2002. 147 f. + 1 CD-ROM. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2002.

Artigo de jornal assinado

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo: subtítulo (se houver). Título do jornal, Local, dia, mês, ano. Caderno, n° página.

CRUZ, C. H. B. Quando o parâmetro é a qualidade. Folha de São Paulo, São Paulo, 07 jan. 2002. Opinião, p.3.

Artigo de jornal não assinado

GOVERNO federal acelera escola de nove anos. Folha de São Paulo. São Paulo, 08 jun. 2003. Folha Ribeirão, p. 5.

Decretos e Leis

JURISDIÇÃO (ou nome da entidade coletiva, no caso de se tratar de normas). Título da obra: subtítulo (se houver). Numeração e data. Ementa (elemento complementar) e dados da publicação que transcreveu a legislação (Título em negrito). Notas informativas relativas a outros dados necessários para identificar o trabalho.

BRASIL. Congresso. Senado. Resolução nº 17, de 1991. Autoriza o desbloqueio de Letras Financeiras do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, através de revogação do parágrafo 2º, do artigo 1º da resolução no 72, de 1990. Coleção de leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991.

MINAS GERAIS. Lei nº 9.754, de 16 de janeiro de 1989. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v.53, p.22, 1989.

Constituição Federal

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

Relatório Oficial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. (mimeo.)

Imagem em movimento: filmes e fitas de vídeo

TÍTULO: subtítulo. Autor e indicações de responsabilidade relevantes (diretor, produtor, realizador, roteiristas etc.). Local: Produtora, data. Especificação do suporte em unidades físicas (duração): indicação de reprodução, som, indicação de cor; largura em milímetros.

BAGDAD Café. Direção: Percy Adlon. Alemanha: Paris Vídeo Filmes, 1988. 1 filme (96 min), son., color.

Trabalho apresentado em evento científico (congressos, simpósios, fóruns)

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo: subtítulo (se houver). In: Título do Evento, numeração do evento em número arábico, ano, Local de realização do evento. Anais... Local de publicação: Editora, ano da publicação. n.º de páginas iniciais e finais do artigo.

GONÇALVES, P. W.; SICCA, N. A. L. Como a inovação curricular contribui para a formação dos professores? In: Reunião Anual da ANPEd, 31ª, 2008, Caxambu. Anais... Caxambu, 2008, p. 1-16.

Tabelas e Figuras

As Tabelas deverão ser numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto (devendo o título precedê-las). Quadros são identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto.

As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) serão consideradas Figuras. Também devem ser numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no trabalho, com o título imediatamente abaixo da figura.

Diretrizes para avaliação.

Estrutura da Revista: Vizette Priscila Seidel e Ana Rodrigues da Costa

Editor Chefe: Fabio L. Cabral.

Editor Científico: Fabio L. Cabral

Marcos Lazaro Prado

Rodrigo Ruiz Sanches

 

 

 

Comitê Editorial  Thiago Henrique Abe Rollo

 

Comitê Avaliativo

Marcelo Leolino da Silva

Silvio Luiz Gonçalves Pereira

André Luiz Bastos

Lucas Bonatelli Malho

Márcio Andrezza dos Reis

Liamar Izilda Tuon

 

 

 

Todos os trabalhos recebidos pela Revista  A REVISTA HISTÓRIA MOVIMENTO E REFLEXÃO  serão submetidos ao processo de pré-avaliação, realizado pelo Editor Chefe e ou Editor Científico, no qual se observará sua adequação ao foco e escopo da Revista: estudos históricos diversos, quando observados trabalhos elaborados por acadêmicos e, além destes, estudos sobre o ensino de história e história regional quando observados demais autores.

Uma vez constatada a aderência do trabalho recebido ao foco e escopo da Revista A REVISTA HISTÓRIA MOVIMENTO E REFLEXÃO o mesmo é encaminhado para o Comitê Avaliativo, que decidirá quais os pares de avaliadores que analisarão o trabalho.

Quando se tratar de resenha de livro, a mesma será avaliada enquanto relevante ou não apenas pelo Comitê Avaliativo.

Os avaliadores serão escolhidos entre o próprio corpo docente do Curso de Licenciatura em História, quando se tratar de envio de trabalhos realizados por acadêmicos. Quando se tratar de trabalho enviado por pesquisadores ou professores o mesmo será encaminhado a um par de avaliadores de fora do Corpo Docente do referido curso, cabendo esta escolha ao Comitê Editorial.

Ao analisarem o trabalho, os avaliadores responderão a dez quesitos, expostos a seguir:

1. O texto trata de tema de pesquisa relevante para a área de pesquisa? Dialoga com outros textos da mesma temática publicados em outros periódicos da área?

2. O trabalho está apoiado em metodologia científica e utiliza de forma adequada métodos e técnicas no tratamento dos dados analisados?

3. Os objetivos do artigo estão claramente apresentados e a argumentação desenvolvida pelo autor está articulada com o tema do trabalho e com as conclusões apresentadas?

4. Existem referências bibliográficas relevantes não citadas? Quais?

5. Comente a relevância do artigo enquanto contribuição ao estado da arte do conhecimento científico da área.

6. O título descreve adequadamente o trabalho e representa a melhor forma de resumi-lo? Pode ser alterado? Qual sua sugestão?

7. O Resumo e o Abstract são claros e completos? Incluem o propósito, objetivos, métodos, resultados e conclusões? Lembrar que os mesmos não devem passar de 200 palavras.

8. O texto está adequadamente redigido e segue as normas de formatação de tabelas, citações bibliográficas e de fontes, etc.?

9. Há necessidade de revisão de texto criteriosa ou o trabalho pode ser publicado como está?

10. Considerações finais (Destaque os pontos fortes e fracos do texto; principais correções necessárias; indique bibliografia sobre o tema; dê sugestões para melhorar o texto).

Os pares de avaliadores poderão aceitar ou rejeitar o referido trabalho, levando em consideração os quesitos acima expostos. Poderão ainda solicitar adequações e ou melhorias., sendo estas comunicadas para o autor pelo comitê avaliador.

Durante todo o processo de avaliação do trabalho enviado, os nomes dos autores permanecerão no anonimato, sendo somente revelados quando o trabalho for publicado.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARO para os devidos fins de direito, nos termos da Lei n° 9.610/98, que o artigo ou comentário, que submeto nessa data para A REVISTA HISTÓRIA, MOVIMENTO E REFLEXÃO, é de minha autoria, com conteúdo original.

 

DECLARO ainda que em eventuais utilizações de trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, foram indicados os nomes dos autores e a sua origem, sem ferir assim os direitos autorais daqueles autores, ficando sujeito às sanções estabelecidas na Lei n° 9.610/98, que serão aplicadas sem prejuízo de outras penas cabíveis de ordem penal e disciplinar, de cunho acadêmico.

 

DECLARO ainda que estou ciente e autorizo A REVISTA HISTÓRIA, MOVIMENTO E REFLEXÃO a utilizar-se de meu trabalho de curso para quaisquer fins acadêmicos, desde que sejam respeitados os meus direitos autorais.

 

Política de Privacidade

A A REVISTA HISTÓRIA, MOVIMENTO E REFLEXÃO oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, pois segue a filosofia que a disponibilização gratuita de fontes de pesquisa proporciona maior democratização do conhecimento.

 


ISSN: 2358-2588